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20/09/2010

Você acumula funções de outros profissionais em seu trabalho?

"Trabalho no departamento de marketing que era composto por 3 pessoas (gerente, coordenadora (eu) e uma assistente. Minha gerente saiu de licença maternidade e fiquei responsável pelo departamento e as atribuições dela também. Gostaria de saber se tenho o direito de receber o salário igual ao dela no período de seu afastamento que no total são 5 meses (4 de licença maternidade e 1 mês de férias). Além disso, neste período da licença, a minha assistente pediu demissão. Estou sozinha e não houve nova contratação para o cargo em aberto, ou seja, acumulei duas funções: a de coordenadora e assistente de marketing. Gostaria de saber também se tenho algum direito por exercer duas funções além da minha."

O fato da leitora exercer as suas funções e também as funções da sua assistente que desligou-se da empresa e não foi substituída por uma nova contratação também indicam a existência do acúmulo por exercício de dupla função. Logo, por essa razão, ela também terá direito a um adicional enquanto não houver uma nova contratação.

Caso o empregador não efetue o pagamento dessa maneira, as verbas acima poderão ser pleiteadas diretamente na Justiça do Trabalho.

A dúvida enviada pela leitora suscitou uma discussão em torno do acúmulo de funções no trabalho e também queremos saber suas opiniões e/ou relatos sobre o assunto.

Você acumula funções de outros profissionais em seu trabalho? Recebe mais por isso?