UOL Empregos Grupos de Discussão
 

28/09/2010

Você já foi vítima de discriminação em seleções de emprego em razão de sua idade?

Uma das mais evidentes manifestações da discriminação por ocasião de um processo seletivo se dá quando o entrevistador pergunta ao candidato: qual é a sua idade? E dependendo da resposta dada pelo candidato, a entrevista perde o seu vigor e o entrevistador todo o seu interesse.

É um fato irrefutável: muitas organizações perdem inúmeras oportunidades de contratarem profissionais lúcidos, inteligentes, preparados, experientes e em pleno vigor físico, mental e psicoemocional, simplesmente porque alguns entrevistadores preconceituosos e despreparados decidem eliminá-los em razão da idade ou de políticas equivocadas de recursos humanos. 

Não importa a natureza da discriminação de que você foi ou será vítima, você precisa aprender a gerenciá-la e superá-la.  Aqui estão algumas poucas recomendações sobre o que você deve e não deve fazer:

- Nunca responda a ações discriminatórias com palavras ou comportamentos de um profissional incivilizado.


- Não assuma que pelo simples fato de ter sido eliminado de processo seletivo, você o foi por razões discriminatórias, idade, por exemplo. Na maioria das vezes, a empresa encontrou um profissional com qualificações superiores as suas. Portanto, não se ressinta de sua idade.

 

- Jamais caia no erro de julgar que todas as empresas agem da mesma maneira, discriminando as pessoas. Isto não é verdade. Há empresas que agem de maneira civilizada, cidadã e em conformidade com os preceitos legais do país.

 

- Discorra sobre sua experiência com entusiasmo e orgulho sobre as suas realizações. Nada cativa mais um entrevistador do que uma postura assertiva e que transmite maturidade.

 

- Não se detenha no passado. Olhe para o futuro e diga como você pode contribuir para a expansão atual e futura da organização. Evite, a todo custo, os jargões gerenciais comumente usados pela maioria dos candidatos em processos seletivos.

 

- Aprenda a passar por cima da discriminação quando ela se apresentar a você. Um jeito civilizado de superá-la é mudar sua referência mental e postura pessoal.

* As informações são do UOL Empregos.


Você já foi vítima de discriminação em seleções de emprego em razão de sua idade?